tag:blogger.com,1999:blog-6063406000600990917.post8781359615783921567..comments2012-05-04T17:39:44.339-07:00Comments on Recanto das Palavras!: CLEONICE BERGAMINIhttp://www.blogger.com/profile/02073118940731308630noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-6063406000600990917.post-31148726200285873742012-04-24T18:07:18.753-07:002012-04-24T18:07:18.753-07:00fonte:http://revistaescola.abril.com.br/historia/p...fonte:http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mentor-educacao-consciencia-423220.shtmCLEONICE BERGAMINIhttps://www.blogger.com/profile/02073118940731308630noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6063406000600990917.post-76638281102034578912012-04-24T18:05:21.114-07:002012-04-24T18:05:21.114-07:00Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educad...Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.<br /><br />Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.CLEONICE BERGAMINIhttps://www.blogger.com/profile/02073118940731308630noreply@blogger.com